Site Overlay

Produções – Período de 2020/2024

LIVROS

LIVEIRA, Z. V. (Org.); ALVIM, Márcia Helena (Org.). Propostas didáticas para o ensino de ciências e de matemática: abordagens históricas. 1. ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2020. v. 1. 269p.

ARTIGOS

ALVIM, Marcia Helena; CORDEIRO, S. A. . A história das Ciências e a interdisciplinaridade: uma relação possível no ensino de Ciências. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 14, p. 1-19, 2023.

VARELA, K. R. R. ; ALVIM, MÁRCIA HELENA ; OLIVEIRA, Z. V. . A história das ciências e a ecologia dos saberes: diálogos para a construção de uma educação intercultural. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 18, p. 1-16, 2023.

ALVIM, Marcia Helena. A História das Ciências e sua interface com a Educação científica através das Epistemologias do Sul. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, v. 16, p. 728-745, 2023.

ORFAO, L. G. ; ALVIM, MÁRCIA HELENA . Análise da perspectiva sobre a contextualização no ensino de química e a ruptura com o paradigma positivista. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO SUPERIOR, v. 6, p. 39-54, 2022.

CARLOS, A. R. ; Franzolin, Fernanda ; ALVIM, MÁRCIA HELENA . Eugenia à moda brasileira:: problematizações históricas para o Ensino de Genética. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, v. 22, p. 1-26, 2022.

SANTOS, A. M. F. ; ALVIM, MÁRCIA HELENA . Estudo sobre a formação das cores na óptica: possibilidades a partir das Fontes Documentais Históricas. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 39, p. 798-827, 2022.

OLIVEIRA, Z. V.; ALVIM, Márcia Helena. Dimensões da abordagem histórica no Ensino de Ciências e de Matemática. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 38, p. 742-774, 2021. 

OLIVEIRA, R. R.; ALVIM, Márcia Helena. A história das ciências com enfoque CTS na formação continuada de professores de química. REVISTA IBEROAMERICANA DE CIENCIA TECNOLOGÍA Y SOCIEDAD (EN LÍNEA), v. 15, p. 65-90, 2020.

CARLOS, A. R.; FRANZOLIN, Fernanda; ALVIM, Márcia Helena. A fundamentação científica da proposta de seleção imigratória de Azevedo Amaral e as divergências sobre racismo entre mendelianos no Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, v. 12, p. 177-193, 2020.

CARLOS, A. R.; Franzolin, Fernanda; ALVIM, Márcia Helena. Problematizações das relações de gênero no Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia: status da mulher, determinação de sexo biológico e controle reprodutivo. HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO), v. 27, p. 781-801, 2020.

OLIVEIRA, Z. V.; ALVIM, Márcia Helena. História das Ciências e da Matemática, Educação Problematizadora e Epistemologias do Sul: para se pensar um ensino de ciências e de matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, p. 554-581, 2020.

ROCHA, C. M. S.; ALVIM, Márcia Helena. Reflexões sobre a potencialidade da inserção da História das Ciências no ensino de Ciências através da temática da Revolução Científica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 11, p. 478-493, 2020.

ALVAIDE, N. ; PUGLIESE, A. ; ALVIM, MÁRCIA HELENA . Johannes Kepler no Clube da Lua: a descoberta da história de um dos fundadores da Astronomia moderna por crianças. REVISTA COCAR (UEPA), v. 14, p. 759-780, 2020.

ARTIGOS

MOURA, B.A.. Picturing Benjamin Franklin?s Kite Experiment in the Nineteenth Century. Science & Education, p. 1-27, 2023.

CARNEIRO, R. ; MOURA, B.A. . Ainhum, a doença dos escravizados: um estudo sobre os relatos de Silva Lima (1826-1907). Revista História em Reflexão – Revista Eletrônica, v. 17, p. 126-144, 2023.

MOURA, B.A.. A luz, seus fenômenos e os instrumentos: um estudo iconográfico da óptica (1665-1797). CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 40, p. 610-669, 2023.

SILVA, R. S. ; MOURA, B.A. . Resistência e acomodação científica no cinema brasileiro durante a Ditadura Militar (1964-1985): o caso dos filmes Brasil Ano 2000 (1969) e Abrigo Nuclear (1981). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, v. 16, p. 493-520, 2023.

ALCANTARA, M. C. ; MOURA, B.A. . Os caminhos da História da Ciência na revista A Física na Escola. A Física na Escola (Online), v. 20, p. 1-5, 2022.

MOURA, B.A.. As “Observações sobre luz e cores” (1756) de Thomas Melvill (1723-1756): tradução comentada. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA, v. 38, p. 699-741, 2021.

SILVA, A. P. B.; MOURA, B.A.; MEDEIROS, T. R. M.. As estrelas, a luz e os corpos escuros no século XVIII: uma tradução comentada de um artigo de John Michell (1724-1793). REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, v. 13, p. 320-334, 2020.

MOURA, B.A.. The First French Translation of Book II of Newton’s Opticks: Omissions, Abridgements and Quest for Authorship. Notes and Records of the Royal Society, v. online, p. 1-22, 2020.

MOURA, B.A.. The Problem of Reflection in Eighteenth-Century Projectile Theories of Light. PHYSICS IN PERSPECTIVE, p. online, 2020.

MOURA, B.A.. Opinion Page – Franklin and the kite: What can we learn from this episode?. HPS&ST Newsletter, v. 1, p. 11-17, 2020.

MOURA, B.A.. Estevão Cabral (1734-1811) contra Newton: notas sobre sua memória não publicada acerca da natureza da luz. KHRONOS: REVISTA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, v. u, p. 204-215, 2020.

CAPÍTULOS DE LIVROS

SANTOS, Z.; COSTA, L. C.. A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA: UMA PROPOSTA VOLTADA PARA ALUNOS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Zaqueu Vieira Oliveira; Márcia Helena Alvim. (Org.). Propostas didáticas para o ensino de ciências e de matemática: abordagens históricas. 1. ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2020. v. 1., p. 113-124.

ARTIGOS

SANTOS, Z; DE CAMARGO SANT’ ANA, C; COSTA, L. C.. Resolução de Problemas: explorando suas potencialidades a partir de um projeto de intervenção envolvendo a matemática financeira. Revista de Educação Matemática, v. 18, p. e021020, 2021.

SANTOS, Z.; COSTA, L. C.; SANTANA, C. C.. Evidências do movimento da matemática moderna no ensino primário no munícipio de Aiquara-BA (1965-1980). Revista Cocar – UEPA, v. 14, p. 241-256, 2020.

Ermelinda Moutinho Pataca

ARTIGOS

    BOCCHI, L. A. ; PATACA, E. M. . A botânica no Museu Paulista (1895-1927). REVISTA DE HISTÓRIA, v. 182, p. 33, 2023.

    BOCCHI, L. A. ; PATACA, E. M. . A ESTAÇÃO BIOLÓGICA DO ALTO DA SERRA: UM ?TESOURO DA NATUREZA?. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 29, p. 501-521, 2022.

    PATACA, E. M.. Observações e experiências de Alexandre Rodrigues Ferreira sobre agricultura no Pará (1784). REVISTA DO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS, v. 81, p. 42-62, 2022.

    PATACA, ERMELINDA MOUTINHO; KURY, LORELAI . Apresentação: Dossiê “As Ciências e as Independências do Brasil”. REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA, v. 15, p. 2-3, 2022.

    SANJAD, NELSON ; PATACA, ERMELINDA ; SANTOS, RAFAEL ROGÉRIO NASCIMENTO DOS . Knowledge and Circulation of Plants: Unveiling the Participation of Amazonian Indigenous Peoples in the Construction of Eighteenth and Nineteenth Century Botany. JOURNAL OF HISTORY OF SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 15, p. 11-38, 2021.

    PATACA, ERMELINDA MOUTINHO; MARANDINO, MARTHA . Museu da Educação e do Brinquedo (MEB). RIDPHE_R REVISTA IBEROAMERICANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO, v. 7, p. e021011, 2021.

    PATACA, E. M.; BANDEIRA, C. M. S. . História da Ciência e educação ambiental na Expedição pelo riacho do Ipiranga. AMBIENTE & SOCIEDADE (ONLINE), v. 23, p. 1542, 2020.

    ARTIGOS

    VALERO, R. ; MORI, R. C. ; MASSI, L. . A QUÍMICA NA LITERATURA DE PRIMO LEVI: ASPECTOS FILOSÓFICOS SOBRE EXPERIMENTAÇÃO, MATÉRIA E OFÍCIO QUÍMICO. QUIMICA NOVA, p. 298-306, 2023.

    NASCIMENTO, F. R. O. ; ROSADO, J. P. ; MORI, R. C. . ‘A chimica entre nós’, de João Martins Teixeira: breve análise e transcrição de um texto pioneiro sobre a história (do ensino) da química no Brasil. REVISTA VIRTUAL DE QUÍMICA, v. 15, p. 1043-1055, 2023

    OLIVEIRA, M. T. ; SILVA, J. C. ; SILVA, A. V. ; MORI, R. C. . Curso de Formação Popular: educação para (e com) a juventude da classe trabalhadora de Mauá. CONECTADAS – REVISTA INTERDISCIPLINAR DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFABC, v. 5, p. 48-59, 2022.

    MORI, R. C.; CURVELO, A.A.S. . Relendo `O livro didático de Ciências no Brasil?. PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE), v. 32, p. e20190058, 2021.

    MORI, R. C.; NAGAO, R.. Do caos à ordem: oscilações químicas, padrões e auto-organização. Química Nova na Escola, São Paulo, 2021.

    SANTOS, J. A. L.; ZANETTINI, N. L.; NASCIMENTO, F. R. O.; MORI, R. C.. A abordagem histórica da saúde em livros didáticos de ciências. Revista de Estudos de Cultura, Aracaju, 2021.

    SANTOS, J. A. L.; KLEIN, G. N.; MORI, R. C.; STEFANO, W.. A contextualização histórica da evolução em livros didáticos de Ciências. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, São Paulo, v. 21, p. 87-102, 2020.

    NAGAO, R.; MORI, R. C.. Da ordem ao caos: uma reorientação das ciências e da química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 42, n. 4, p. 337-343, 2020.