Site Overlay

Dissertações

ANÁLISE DA AUSÊNCIA DE UMA HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DE QUÍMICA DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE 2018

UMA HISTÓRIA SILENCIADA : SABERES INDÍGENAS E AÇÃO EDUCATIVA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A CONTRIBUIÇÃO DA VIAGEM FILOSÓFICA PORTUGUESA DO NATURALISTA ALEXANDRE RODRIGUES FERREIRA PARA O CONHECIMENTO DAS COLÔNIAS AMERICANAS NO SÉCULO XVIII: POSSIBILIDADES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

PROJETO INTERDISCIPLINAR PARA OS CURSOS DE LICENCIATURAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC, UMA ANÁLISE DO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS NO ENSINO MÉDIO.

ABORDAGEM HISTÓRICA ALIADA A RECURSOS DIVERSIFICADOS DE ENSINO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE O ESTUDO DA FORMAÇÃO DAS CORES NA ÓPTICA

PROBLEMATIZAÇÕES HISTÓRICAS DO PRIMEIRO CONGRESSO BRASILEIRO DE EUGENIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, EDUCAÇÃO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS: POSSÍVEIS RELAÇÕES

A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA COMO TEMA DE REFLEXÃO CRÍTICA NO ENSINO DE FÍSICA

A HISTÓRIA NATURAL DO NOVO MUNDO SOB A ÓTICA DE JEAN DE LÉRY

AS DIFERENTES NOÇÕES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO NO DISCURSO DOS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFABC

A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NO ENSINO DE QUÍMICA: IMPLICAÇÕES PARA UMA ABORDAGEM CTS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

A OBRA E O CONTEXTO CULTURAL DE GALILEU NO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DA LINGUAGEM GEOMÉTRICA NA DESCRIÇÃO DOS FENÔMENOS FÍSICOS

A CONTRIBUIÇÃO DE ACHILLE BASSI PARA A MATEMÁTICA NO BRASIL

A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA A PARTIR DA HISTÓRIA DOS INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO MARÍTIMA PORTUGUESES

HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS – CONTRIBUIÇÃO À CIDADANIA NO ENSINO FUNDAMENTAL I

TOMÁS DE AQUINO E O CONHECIMENTO: QUESTÃO 84, ARTIGOS V E VI DA SUMA TEOLÓGICA

 A SURDOCEGUEIRA E A MATEMÁTICA DO COTIDIANO SOB A PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA

THOMAS YOUNG E O PRINCÍPIO DA INTERFERÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA

A CIÊNCIA E O CIENTISTA EM GUERRA DOS MUNDOS (1953)

HISTÓRIA DA QUÍMICA E ENSINO: UMA PROPOSTA PARA A SALA DE AULA A PARTIR DA TEORIA VITAL E DA SÍNTESE DA UREIA

UMA ABORDAGEM HISTÓRIA DA PROPAGAÇÃO, REFLEXÃO E REFRAÇÃO DA LUZ PARA O ENSINO MÉDIO

FONTES PRIMÁRIAS DE GALILEO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO MÉDIO

A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA EM GATTACA: O QUE (MAIS) OS FILMES PODEM ENSINAR SOBRE CIÊNCIA?

O CINEMA COMO FONTE DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA: UMA ANÁLISE DA FICÇÃO-CIENTÍFICA BRASILEIRA DURANTE A DITADURA MILITAR (1964-1985)

CONCEPÇÕES DE CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E UNIVERSIDADE NAS OBRAS DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA DE HEINRICH RHEINBOLDT

CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

OFICINA ARTE COM CIÊNCIA. A CRIANÇA ENQUANTO SUJEITO ECOLÓGICO: LINGUAGENS EM CONSTRUÇÃO

ÁGUA E URBANIZAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO: PROPOSTAS DE ENSINO NO PARQUE CIENTEC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

O FORMADOR DE PROFESSORES NO CONTEXTO DAS GEOCIÊNCIAS.

CIÊNCIA, MITO E EDUCAÇÃO NAS REPRESENTAÇÕES DE VIDA E MORTE NOS ESPAÇOS CEMITERIAIS DE SÃO PAULO NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930)

EXPEDIÇÃO PELO RIACHO DO IPIRANGA: HISTÓRIA, CIÊNCIA E AMBIENTE NA EDUCAÇÃO.

TRABALHOS DE CAMPO NA SEMANA DE RECEPÇÃO DE CALOUROS NO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS/USP: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO ENSINO DE GEOCIÊNCIAS (1972-2012).

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DA EDUCAÇÃO A DITÂNCIA (EAD): REGISTRO CRÍTICO-ANALÍTICO VIABILIZADO PELA PESQUISA-AÇÃO EM MIRASSOL D´OESTE (MT)

SABERES E PRÁTICAS DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE EDUCADORES DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA, PIAUÍ, BRASIL (1970-2019)

RELATOS SOBRE A VILA MINERÁRIA DE SERRA DO NAVIO: CONTROLE MÉDICO, VIGILÂNCIA SOCIAL E CONTROVÉRSIAS AMBIENTAIS

FREDERICO CARLOS HOEHNE E A SEÇÃO DE BOTÂNICA: CAMINHOS CRUZADOS ENTRE AS CIÊNCIAS, OS CIENTISTAS E AS INSTITUIÇÕES (1917-1938)

EXPERIÊNCIAS COM EXPEDIÇÕES A CAMPO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA : EDUCAÇÃO REFLEXIVA

A EXPERIÊNCIA NO TEMPO, NAS EPISTEMOLOGIAS DO SUL E NA DOCÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA

ENSINO DE FÍSICA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I : O PROBLEMA DA ALAVANCA SOB O OLHAR DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO 

AUTONOMIA NA FORMAÇÃO CIDADÃ: CONSTRUINDO SUBSÍDIOS PARA SEU ESCLARECIMENTO CONCEITUAL

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TERMOMETRIA E CALORIMETRIA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO CURSO BC&T NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM FÍSICA DA UFABC

A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO: UM DISCURSO PEDAGÓGICO AUTORITÁRIO?

A CULTURA ESCOLAR E O ENSINO DE MATEMÁTICA DO GINÁSIO MUNICIPAL AMÉRICO SOUTO, AIQUARA-BA (1970-1980)

‘NOÇÕES DE CHIMICA GERAL’, DE JOÃO MARTINS TEIXEIRA: CONTRIBUIÇÕES HISTÓRICAS AO ENSINO DE QUÍMICA

EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: CRITÉRIOS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO – ENSINO FUNDAMENTAL (1996-2019)

A DUALIDADE TÉCNICA-INTELECTO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: ENFOQUE NAS MODIFICAÇÕES DO ENSINO CIENTÍFICO SUBORDINADO À DIVISÃO DO TRABALHO

CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA ABORDAGEM HISTÓRICA DA SAÚDE EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS APROVADOS NO PNLD/2017

LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE À LUZ DO PERFIL CONCEITUAL PARA O CONCEITO DE LIGAÇÃO QUÍMICA