Site Overlay

História das Ciências decolonial: perspectivas para a formação de professores

Esta pesquisa, de caráter interdisciplinar, busca analisar o potencial da abordagem histórica decolonial para a formação de professores, através de reflexão teórica e historiográfica de fontes documentais dos séculos XVI e XVII e sua inserção em um curso de formação continuada de professores, buscando articular a discussão teórica e historiográfica desenvolvida com a formação de professores da área de ciências naturais. Deste modo, este projeto almeja analisar o potencial da discussão decolonial no âmbito historiográfico e educacional através da inserção desta perspectiva na formação continuada de professores. Dentre os diversos conceitos que subsidiam a discussão decolonial, destacamos a colonialidade do saber/poder, o epistemicídio, a diversidade epistemológica e a interculturalidade. Deste modo, após a análise historiográfica realizaremos um curso de formação continuada buscando articular a discussão teórica desenvolvida com a formação de professores da área de ciências naturais. A pesquisa possui abordagem teórica e qualitativa a partir de análise bibliográfica e documental das fontes históricas indicadas e dos dados coletados no curso de formação de professores. Estes dados serão analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Assim, o objetivo principal deste estudo constitui-se na compreensão do potencial da História das Ciências para uma educação decolonial, através da análise de documentos históricos e da proposição e estudo de uma formação continuada de professores. Para realizá-lo, partimos do pressuposto de que estes saberes promovem uma educação reflexiva que valoriza a diversidade epistêmica e cultural, através da interculturalidade na formação de professores em articulação com novas abordagens historiográficas. Ressaltamos o impacto deste estudo para fomentar novas discussões embasadas pelo viés decolonial, tanto quanto para a formação com excelência de recursos humanos para o âmbito educacional..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (0) /Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (1) .

Integrantes:

Marcia Helena Alvim – Coordenadora;

Sônia Brzozowski – Integrante;

Suseli Vissicari – Integrante;

Zaqueu Vieira Oliveira – Integrante;

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.