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Da educação popular à pedagogia histórico-crítica: fortalecendo pontes para uma educação científica politécnica

O projeto surge de uma inquietação despertada no processo de construção e execução de uma atividade extensiva, o Curso de Formação Popular, ofertado anualmente, com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFABC, desde 2019. A ação consiste em aulas ministradas a jovens que residem em Mauá-SP, e que buscam complementação à educação escolar, visando a inserção no mundo do trabalho e/ou o prosseguimento dos estudos na educação superior. Os educadores são estudantes vinculados a cursos de graduação da UFABC, bolsistas ou voluntários.Durante sua vigência, o projeto atravessou diversas fases, assim resumidas: 1) iniciativa ativista, que procurou organizar um processo de educação popular de forma espontânea, e sem o devido aprofundamento teórico que pudesse guiar as práticas do curso; 2) sincretismo teórico, em que diferentes autores e influências pedagógicas foram mobilizados destacando-se as pedagogias libertadora (associada principalmente a Paulo Freire), libertária (inaugurada por Célestin Freinet) e crítico-social dos conteúdos (a interpretação de Libâneo sobre a pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani) para justificar as estratégias didáticas empregadas; e 3) embasamento na pedagogia histórico-crítica, quando a teoria de Saviani se torna a principal matriz teórica do grupo de educadores.No entanto, existem parcas aproximações entre o campo teórico da educação popular e a pedagogia histórico-crítica. Ainda, o Curso de Formação Popular enfatiza, em suas aulas, a educação científica dos estudantes, sendo que há nexos ainda incipientes entre a educação em ciências e a pedagogia histórico-crítica. Assim, visando contribuir para que tais lacunas sejam superadas, o presente projeto busca inspiração em outros autores preocupados com a educação científica da classe trabalhadora especialmente aqueles que, no contexto da Rússia soviética, dedicaram-se a explorar o conceito de educação politécnica para subsidiar processos de educação científica integral, omnilateral, voltados à população jovem e periférica de Mauá e arredores..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes:

Rafael Cava Mori – Coordenador

Julia de Campos Silva – Integrante;

Matheus Troilo de Oliveira – Integrante;

Adriano Veloso da Silva – Integrante;

Lara de Amaral Sibo – Integrante;

Natália da Silva Galvão – Integrante.