Este estudo tem por objetivo refletir sobre o potencial da História das Ciências para uma educação decolonial, através da análise de documentos históricos do período colonial, buscando problematizar a visão sobre os saberes indígenas expressa nestes documentos, ainda hoje utilizada como alicerce no âmbito educacional, sendo este conhecimento muitas vezes subalternizado ou invisibilizado devido à colonialidade do saber. Neste sentido buscaremos realizar uma discussão sobre a historiografia das ciências e sua interface com a educação, delineando uma proposta historiográfica decolonial com possibilidades de aplicabilidade no ensino de ciências. Para realizá-lo, partimos da premissa de que o estudo destes saberes, em ciências e em história, fomenta uma educação reflexiva que valoriza a diversidade epistêmica e cultural, promovendo possibilidades de interculturalidade na educação e de novos objetos, temas e abordagens historiográficas. A pesquisa possui abordagem qualitativa-teórica através de análise bibliográfica e documental. As crônicas de viagens dos séculos XVI e XVII a serem analisadas foram escritas por Jean de Léry, Claude DAbbeville, Gabriel Soares de Souza, Fernão Cardim e Pero de Magalhães Gandavo. Consideramos que as narrativas produzidas por europeus sobre a natureza e a cultura dos povos que habitavam a América apresentam-se como um importante instrumento para compreendermos a estruturação do discurso colonizador sobre o outro, pois estas produções embasaram a ótica da colonização epistemológica da América, marcadamente ocidentocêntrica. Neste sentido, discutir esta perspectiva promove a reflexão sobre a hegemonia intelectual e científica ocidental, buscando fazer-se perceber e conhecer outras formas de saberes, e fomentando uma pluralidade epistemológica, seja na educação ou na reflexão historiográfica..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Doutorado: (4).
Integrantes:
Marcia Helena Alvim – Coordenadora;
Sônia Brzozowski – Integrante;
Adriana Cristina Gallis – Integrante;
Gabriel Henrique Costa Bento – Integrante;
Maria Clara Cardoso Fernandes – Integrante.
Número de produções C, T&A: 14.
Número de orientações: 6.