História das Ciências e Ensino de Ciências
Essa linha de pesquisa incorpora trabalhos que apresentem propostas e reflexões na interface entre História das Ciências e Ensino de Ciências, tanto em níveis teóricos quanto práticos. São englobadas nessa linha pesquisas que desenvolvam, por exemplo, produtos educacionais, sequências didáticas, discussões sobre a relevância de conteúdos históricos no ensino, análise de intervenções didáticas, formação de professores, entre outros pontos.
Professores: Márcia H. Alvim; Breno Arsioli Moura; Ermelinda M. Pataca, Lúcio Campos Costa.
História das Ciências no Brasil
Esta linha de pesquisa apresenta como objetivo principal analisar o processo histórico de constituição das ciências no Brasil, valorizando sua articulação com o ensino de ciências. Neste sentido, propõe discussões teóricas, historiográficas, metodológicas e didáticas, buscando refletir sobre a produção científica brasileira na perspectiva teórica das Epistemologias do Sul, bem como a partir de outras propostas que valorizem a reflexão sobre a produção brasileira e latino-americana do conhecimento.
Professores: Márcia H. Alvim; Ermelinda M. Pataca, Rafael C. Mori.
História das Ciências em Contextos Europeus
Nessa linha, são desenvolvidos estudos historiográficos sobre o desenvolvimento do conhecimento científico na Europa, em diferentes períodos e contextos. Apresenta-se esta discussão em diálogo com propostas educacionais e de formação de professores.
Professores: Breno Arsioli Moura; Lúcio Campos Costa.